quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quando o mundo mudou.

Olá pessoal.
É verdade que eu quero fazer deste blogue uma partilha do dia a dia, mas este dia é e será até ao dia em que decidirem apagar isto da nossa memória, o dia em que o mundo mudou.

No dia 11 de setembro de 2001 acho que todos os que já têm capacidade de armazenar memória sabem o que aconteceu. Por isso o propósito desta publicação não é explicar rigorosamente nada. A Internet felizmente existe para podermos fazer as nossas pesquisas.

Penso que a maioria da população ocidental vivia um pouco alienada com as décadas mágicas de 80 e 90, quando havia dinheiro para tudo e mais alguma coisa e nunca se esgotava. Por outro lado em Portugal vivia-se um momento de exaltação e orgulho nacional que vinham da Expo'98 e da Porto2001.



Acho que esse orgulho e essa alienação de que éramos um povo perfeito e moderno começou a desmoronar-se no dia em que a ponte de Entre-os-Rios caiu, que acabou por vitimar dezenas de pessoas.


Com efeito até este momento, penso que a ideia de vivermos num mundo em paz e alegria começava a desaparecer, até ao dia 11 de setembro de 2001 quando realmente percebemos que, independentemente de ter sido um ato terrorista ou uma encenação por parte dos EUA, o mundo não é esse local lindo e maravilhoso como julgávamos ser.



O que nos trouxe de pior foi a cultura do medo. O medo provoca em nós um mecanismo de defesa nada positivo. Acabamos por acreditar naquilo que não vai de encontro ao que nós somos e acabamos por ficar arrogantes, egoístas e invejosos; acho que ao longo destes 13 anos esse medo foi-se agravando, sendo muitas vezes manifestado por exemplo quando vamos às redes sociais e vemos os comentários que os utilizadores vão fazendo uns aos outros.

Mas mudar mentalidades cabe a cada um de nós. Não podemos estar a espera que seja alguém ou alguma instituição a fazer algo por nós, que é algo que também custa a entrar na cabeça de cada um de nós.

Por isso devemos olhar para os acontecimentos históricos para agarrarmos as oportunidades que eles nos dão. E penso que faltou isso após o que aconteceu há exatamente 13 anos atrás.

E a oportunidade que aquele momento nos trouxe foi o finalmente sairmos da nossa zona de conforto e começarmos a fazer qualquer coisa para tornar este mundo num lugar melhor. Eu sei que isto soa a cliché, mas se em vez de andarmos nervosos e irritados com tudo, parássemos um pouco e pensássemos no que podíamos fazer durante o dia para melhorarmos a vida de alguém e consequentemente a nossa, mudávamos muita coisa. Por isso dou valor a todos aqueles que compreenderam o caminho a seguir após o início deste novo capítulo da nossa história.

Não sou muito bom a exprimir o meu ponto de vista mas esta data mexe muito comigo pois lembro-me exatamente de tudo o que aconteceu e o que significou para mim, daí querer partilhar com vocês as conclusões a que fui chegando ao longo destes anos.

Fico por aqui. Tenham um bom dia e o resto de uma boa semana.

Enviar um comentário